Circuito Italiano: Espaços sagrados ressaltam a fé e a religiosidade no município

Locais reúnem muitas histórias – um deles é a Igreja Matriz, uma réplica de uma igreja de Vicenza, no Norte da Itália

Igreja São Pedro – Nossa Senhora de Caravaggio recebe a maior procissão religiosa do município

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário é uma réplica de uma igreja de Vicenza, no Norte da Itália

Umas das fortes atrações do município são os locais religiosos. Repletos de histórias, os espaços reúnem durante todo o ano, admiradores que exercem a fé. Vale lembrar que esse roteiro também faz parte do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo.

A Casa da Memória da Venerável Irmã Antonieta Farani é um lugar de memórias. A casa é onde viveu a Irmã Antonieta Farani com sua família, em Curitiba. Ela foi realocada para o bairro Capivari, onde a irmã viveu uma fase muito importante de sua vida, sendo a primeira professora da região. O lugar abriga um pouco da história, alguns pertences pessoais dela, além de artigos religiosos e um espaço para eventos religiosos.

A Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no centro de Colombo foi construída em 1899. Com uma belíssima arquitetura italiana, é a réplica de uma igreja de Vicenza, no Norte da Itália. Em seu interior, quadros, objetos sacros e mármores que vieram da Itália ressaltam a fé e a religiosidade dos imigrantes italianos, nesta que é a maior colônia italiana do Estado do Paraná.

Já a Igreja São Pedro – Nossa Senhora de Caravaggio é um local centenário, que mantém a mesma arquitetura desde 1931. A igreja recebe a maior procissão religiosa do município, no dia 26 de maio, em homenagem à Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira dos imigrantes italianos.

Por fim, o Morro da Cruz é o ponto mais alto de Colombo, com 1.200 metros de altitude, o local proporciona um visual que contempla os olhos dos visitantes e é propício para os amantes da bicicleta. Em 31 de dezembro de 1900, celebrou-se uma missa em agradecimento ao início do século XX, havendo a elevação de uma Cruz. Esse gesto de fé repetiu-se em 31 de dezembro de 2000, com a troca da antiga Cruz. Todos os anos, nessa data, realiza-se uma missa comemorativa.

Casa da Memória da Venerável Irmã Antonieta Farani

Horário de atendimento: Seg. a sex. das 13h às 17h e fins de semana com agendamento.

Endereço: Rua Virgínio Arcie, 400 – Capivari

Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Horário de atendimento: Ter. a sex. das 8h às 20h | Sáb. das 8h às 19h30 | Dom. das 6h às 11h e das 18h às 20h30.

Endereço: Rua Francisco Busato, 8114 – Centro.

Igreja São Pedro – Nossa Senhora de Caravaggio

Horário de atendimento: Seg. a sex. das 12h às 16h e fins de semana com agendamento.

Endereço: Rua João Caron nº 277– Capivari

Morro da Cruz

Horário de visitação: Diariamente das 8h às 17h.

Endereço: Rua Antonio Gasparin, s/n Serrinha.