Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Chuvas atípicas neste inverno supera volume de água

Em Colombo, acumulado em 15 dias representa o esperado para o mês inteiro; município não registrou nenhum caso de alagamento

Mesmo com chuva acima do normal para este período, o município não registrou nenhum caso de alagamento

Mesmo com chuva acima do normal para este período, o município não registrou nenhum caso de alagamento

O mês de julho está bastante atípico em relação ao volume de chuvas. De acordo com as informações do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) já choveu no município, em 15 dias, o esperado para todo o mês, o que significa que o volume de água será superior ao previsto. “Atualmente, passa pela região o fenômeno El Niño que costuma alterar vários fatores climáticos. Isso explica a aumento das precipitações”, afirma a meteorologista, Scheila Paz.

As chuvas que atingiram Colombo nos últimos dias costumavam trazer inúmeros transtornos e prejuízos para a população, que constantemente sofria com alagamentos. Mas, as chuvas deixaram de ser uma preocupação, isso porque a prefeitura de Colombo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Obras e Viação, desenvolvem no município desde o final de 2013, o Programa de Contenção de Enchentes.

“Estamos desenvolvendo no município ações de prevenção para o verão, o período em que o município registra mais casos de alagamentos, mas momentos como o que estamos enfrentando mostram que estamos no caminho certo”, afirma a prefeita Beti Pavin.

O diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki comemora não ter sido registrado nenhuma ocorrência durante este período. “Devido ao trabalho de toda a equipe houve um fluxo normal das águas. O nosso trabalho continua e a vigilância é constante”, afirma.

Os serviços realizados através do Programa de Contenção de Enchentes contribuem para que os efeitos da chuva sejam minimizados

Os serviços realizados através do Programa de Contenção de Enchentes contribuem para que os efeitos da chuva sejam minimizados

Além do trabalho desenvolvido pela prefeitura, a contribuição da população é fundamental para que transtornos sejam evitados. “Nós realizamos a limpeza das galerias que entopem devido ao acúmulo de lixo. Também acabamos identificando esgoto clandestino, que podem vir a poluir os rios. É importante que a população se conscientize e nos ajude a manter o município limpo, a simples ação de jogar o papel de bala na lixeira, por exemplo, já faz uma grande diferença”, explica o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Orientações

Embora não tenha sido registrada nenhuma ocorrência nos últimos dias a Defesa Civil alerta para os perigos. “É importante que a população procure um abrigo durante as chuvas, já que o risco de raio é eminente”, afirma Josmar Lima Amaral, do departamento de Assuntos Comunitários da Secretaria de Assistência Social.

Atitudes de prevenção também podem minimizar ou evitar acidentes com proporções mais graves.

– Evitar o contato simultâneo entre eletricidade e água, seja dentro ou fora de casa, se afastando de postes, fios caídos e bueiros entupidos;

– Nunca permanecer próximo de edificações comprometidas, que apresentem risco de desabamento.

“É importante que o cidadão esteja atento a estas dicas e que mantenha a calma e o espírito solidário, de ajuda mútua, que é a principal necessidade em situações de risco”, afirma Amaral.

Limpeza de rios e córregos, desassoreamento e troca das manilhas são alguns dos serviços realizados pela prefeitura

Limpeza de rios e córregos, desassoreamento e troca das manilhas são alguns dos serviços realizados pela prefeitura

Serviço:
Corpo de Bombeiros
Contato: 193
Defesa Civil
Contato: 3621-7520 / 3675-1238

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Luciane Lopes e João Senechal/PMC