CEU das Artes recebe atividades de encerramento do PVE

O Programa Parceria pela Valorização da Educação visa desenvolver interação e exibição de atividades pedagógicas ao longo do ano – com os alunos da Rede Municipal de Ensino

Na tarde do último sábado, 09, aconteceu o encerramento anual do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Os alunos da rede municipal de ensino promoveram diversas oficinas e apresentações – no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados – Daniel de Jesus Rosa) – uma parceria entre a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação em conjunto com o Instituto Votorantim.

“É com muita alegria que desenvolvemos esse projeto, no qual tem proporcionado aos alunos valores que enriquecem o ensino pedagógico, além de apresentar um papel fundamental, trazendo novas ideias e avanços na educação”, disse a secretária da pasta, Aziolê Maria Cavallari Pavin.

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) acontece há 10 anos em Colombo – em parceria com o Instituto Votorantim – e sua principal finalidade é desenvolver interação e exibição de atividades pedagógicas ao longo do ano -com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

As atividades contaram com pintura facial, apresentações de danças, shows com músicos locais, brincadeiras, exibição de peça teatral, conscientização negra, esmaltação de unha, contação de história em um ônibus customizado, capoeira, oficinas de pintura de painel e exposição de trabalhos. Além de brindes com mensagens que edificam a educação pedagógica e muitas brincadeiras.

A Escola Municipal Ernesto Ferreira Santiago foi a primeira a subir ao palco – com a apresentação dos alunos do Projeto Geração. Entre os alunos da escola, a pequena Safira de Ramos, de 11 anos de idade, integrante do Projeto – relatou como foi a sua experiência na exibição do Projeto. “Entrei no Projeto no início deste ano, na minha escola, e fiquei muito feliz em fazer parte desse movimento. Foi a minha primeira apresentação e me deu mais vontade de participar das próximas”, disse.

Também estiveram presentes e exibiram suas atividades as escolas municipais Cristóvão Colombo, Doutor Manoel Costacurta, Elvira Nodari Alberti, Jovino do Rosário, Jucondo D´ Agostin, Juscelino kubitschek, Monteiro Lobato, Nossa Senhora de Fátima, Padre Angelo Alegrini, Padre Jones João Tíbolla, Vereador André Nadolny, Vitório Manoel Franceschi, Imbuial da Roseira, Irmã Maria Antonieta e João José Gasparin.

Além disso, foram distribuídos livros gratuitamente e desenvolvido palestras que constroem e aperfeiçoam valores éticos e cidadãos.

Confira algumas das Oficinas que estavam em Exibição:

Caixa de Leitura

Desenvolvido pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) o espaço era marcado por diversas caixas fechadas. A oficina aplicou textos poéticos ou pequenos versos dentro das caixas, com o intuito de estimular a curiosidade do leitor e exploram a criatividade do aluno incentivando-os a abrir as misteriosas caixas.

Boneca Abayomi

Com a finalidade de combater o racismo e a conscientização negra, foi desenvolvido a oficina de bonecas Abayomi que busca fortalecer o reconhecimento da identidade afro-brasileira e permitir que a criança ou o adolescente construa sua própria boneca, estimulando a criatividade.

Participaram do evento o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Paulo Cesar Cardoso e os vereadores Gilgera, Vardão e Angelo Betinardi.

Foto: Marcio Fausto/ PMC