CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL RECEBE NOVAS INSTALAÇÕES

O equipamento público passará a oferecer atendimento à população em novo endereço – na Rua Prefeito Pio Alberti, n° 544 no bairro Jardim Osasco; Após a entrega, o horário será estendido, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira

A Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria de Saúde realiza nesta quarta-feira, 9, às 10h, a solenidade de mudança de instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O equipamento público passará a oferecer atendimento à população em novo endereço – na Rua Prefeito Pio Alberti, n° 544 no bairro Jardim Osasco. Após a entrega do novo centro, o horário será estendido, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

A mudança visa atender com mais qualidade e conforto os pacientes. “A antiga sede não tinha espaço adequados às demandas do município e da população alvo”, ressalta o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Segundo dados da Secretaria do Estado do Paraná, 6% da população é o percentual do dimensionamento da população alvo para dependência química. Sendo que a prevalência é de 60% para o risco médio. “Diante destes números a demanda do CAPS Ad é de aproximadamente 15 mil pessoas em Colombo, entre pacientes de baixo à alto risco”, informa o secretário.

A unidade ampliará a equipe de atendimento, e passará a contar com uma equipe multidisciplinar composta por médico clínico e médico psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, assistente administrativo e auxiliar de serviços gerais que atenderão à população sem necessidade encaminhamento.

“A nova unidade do CAPS AD conta com acesso aos transportes públicos, proximidade à UBS Osasco e também aos demais equipamentos da rede, por exemplo, centro de convivência e ginásio esportivo que poderão fortalecer as ações em rede de apoio aos usuários do serviço”, explica o secretário.

O local  proporcionará  mais condições de realizar e ampliar as suas atividades voltadas aos cidadãos colombenses, entre elas: o  acolhimento; a  reabilitação psicossocial (reinserção social, assembleias, oficinas, atenção aos familiares, projeto de geração de renda, atividades em grupo ou coletivas; projeto Terapêutico Singular; matriciamento; compartilhamento com a APS do cuidado ao usuário de alto risco; atenção às situações de crises; atendimento multiprofissional ; articulação de redes intra e intersetoriais; redução de danos; e acompanhamento de SRT – Serviço Residencial Terapêutico.

“Além de termos mais salas de atendimentos individuais, salas de enfermagem para avaliações, leitos de estabilização e salas para oficinas terapêuticas, assim será possível proporcionar um maior número de atendimento, visando o acolhimento humanizado”, lembrou Dr. Antoninho.

Sobre o CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS abertos destinados a prestar atenção diária a pessoas que utilizam de maneira abusiva substâncias psicoativas (drogas). Além de oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. As unidades também atendem aos usuários em seus momentos de crise.

O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Foto: Marcio Fausto/PMC