Campanha Outubro Rosa leva atividades físicas e orientação às mulheres

Durante o mês de outubro, as unidades coletaram 1907 exames preventivos de câncer de colo uterino e agendaram 1396 mamografias

Na Praça Ceu das Artes aula movimenta as participantes na Campanha Outubro Rosa

O mês de outubro é voltado especialmente para as mulheres e os cuidados com a sua saúde. E, com o mês chegando ao fim, nesta quarta-feira, 31, foi realizado pela Prefeitura Municipal uma aula de dança e palestra sobre o tema como forma de encerramento da campanha, no Ceu das Artes, localizado no Jardim Eucaliptos.

“Lembramos à todas as mulheres que o mês de outubro encerrou mas que os cuidados com a saúde e principalmente a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero devem ser frequentes. Fico feliz em ver mulheres de toda faixa etária reunidas nesse espaço, o qual não medimos esforços nessa gestão para estar em pleno funcionamento”, destacou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.

Além das alunas que diariamente participam das aulas de dança, a programação especial contou também com a presença dos idosos do Centro de Convivência Gralha Azul que deixaram a timidez de lado e se divertiram dançando vários ritmos musicais.

Para a dona de casa Edir Borges Araújo, de 53 anos, que fez o preventivo para o câncer de mama neste mês e faz as aulas de ginástica há dois meses, é importante prevenir e dar uma atenção maior a saúde no dia a dia. “É muito importante participar, as dores nos braços e nas pernas faziam parte da minha rotina, até que uma amiga me convidou para participar das aulas e minha vida mudou. As dores sumiram e a minha saúde melhorou muito, além de agora eu tirar um tempo para cuidar especialmente de mim”, disse.

Além da aula em prol da Campanha Outubro Rosa para chamar a atenção das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, aconteceu também a palestra com a dentista da Unidade de Saúde Maracanã Sandra Oklopcic, sobre saúde bucal e saúde da mulher.

Preventivo e mamografia

Entre as atividades alusivas ao mês, aconteceu sábado do último dia 20, um mutirão de exames de preventivo contra o câncer de colo de útero. Somente neste dia, cerca de 900 exames foram realizados. Além desta data, durante vários dias da semana de outubro, as unidades de saúde abriram suas portas especialmente para atender as mulheres em horário estendido.  E durante estes dias, de intensificação da campanha, as unidades coletaram no total, 1907 exames preventivos de câncer de colo uterino, orientaram e agendaram 1396 mamografias para prevenção e rastreamento de câncer de mama.

Aulão especial

Como parte das ações que chamam a atenção para a saúde da mulher, um aulão especial com treino funcional, aulas de dança, incluindo o ritmo da zumba foi realizado para mais de 300 participantes na última sexta-feira, 26, no Ginásio Municipal Boa Ventura Ceccon, no Rio Verde. “Vamos cuidar da nossa saúde com exercícios nos nossos ginásios e consultas e exames nas nossas unidades! Compareçam meninas”, esse foi o recado da Prefeita Beti Pavin, que participou do evento.

Atividade física contra o câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o tumor que mais causa mortes entre as mulheres. De acordo com o Grupo de Estudos do Câncer de Mama, por ano, em torno de 52.680 novos casos de tumor de mama são diagnosticados e 13.000 pacientes morrem anualmente.

Porém, até 10 mil casos de câncer de mama (pós-menopausa) e cólon – podem ser prevenidos, por ano, no país, a partir do aumento da prática de atividade física, segundo estudo feito por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. O estudo foi feito em parceria com colegas das universidades Harvard (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e de Queensland (Austrália).

Foto: Marcio Fausto/ PMC