Campanha Agosto Azul realiza 1460 atendimentos em Colombo

Iniciativa visa despertar e incentivar o cuidado com a saúde da população masculina

Testes de glicemia, odontológicos, HIV e hepatite B foram realizados durante a campanha Agosto Azul

A prefeita Beti Pavin, acompanhada do secretario de Saúde, durante ação preventiva na Unidade de Saúde do Moinho Velho

A saúde do homem esteve em evidência durante o mês de agosto, isso porque neste período foi realizada a campanha Agosto Azul, que tem por objetivo despertar e incentivar o cuidado com a saúde masculina. Em Colombo, a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, desenvolveu diversas ações no município. Ao todo, 1460 atendimentos foram realizados.

Durante a campanha as Unidades de Saúde do município realizaram exames de verificação de pressão arterial, glicemia e palestras. Algumas unidades também realizaram atendimentos aos sábados, entre elas a Unidade de Saúde Moinho Velho. No último final de semana abriu suas portas para atendimentos odontológicos, palestras, verificação de pressão, glicemia e teste rápido de HIV e hepatite B. Na ocasião a prefeita Beti Pavin falou sobre a importância da iniciativa. “Este é um mês para evidenciarmos a saúde do homem, mas é importante que o cuidado aconteça durante todo o ano”, enfatizou.

Para o secretário da pasta, Fernando Aguilera iniciativas como estas ajudam a despertar o interesse do homem em cuidar da própria saúde. “Os homens devem procurar atendimento médico e verificar com mais frequência a sua condição de saúde, isso é necessário antes que doenças mais graves se manifestem,” afirmou.

Mas o atendimento não ficou restrito as unidades de saúde, durante a realização do programa Justiça nos bairros os homens tiveram um espaço dedicado à eles. Na ocasião, testes rápidos de HIV e hepatite B puderam ser feitos por aqueles que passaram pela regional do Maracanã.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres e têm mais doenças coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arteriais mais elevadas. Campanhas como o Agosto Azul ajudam a mudar este cenário.

Foto: Marcio Fausto/ PMC