Caminhada pela Campanha Outubro Rosa reúne centenas de pessoas em Colombo

A ação teve como objetivo conscientizar a população feminina sobre a prevenção do câncer de mama

Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, os Serviços de Saúde do município realizaram 7109 exames Citopalógicos.

As mulheres colombense podem com contar com os serviços da Unidade de Saúde da Mulher.

A caminhada em mobilização a Campanha Outubro Rosa reuniu aproximadamente 200 pessoas, na manhã de sexta-feira, 21, em Colombo. A ação realizada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde teve inicio às 9h, ao lado do Terminal Guaraituba em direção à nova Unidade de Saúde da Mulher, no bairro Maracanã. A caminhada contou com a animação da Fanfarra Municipal de Colombo (FAMCOL) e o apoio da Policia Militar e Guarda Municipal.

Para o Secretário da Pasta, Darci Martins Braga o objetivo principal foi conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. “É de extrema relevância que o município ofereça os serviços, pois o desconhecimento pode acarretar em problemas graves, como o câncer de mama,” explica Dr. Braga.

Atualmente o município conta com mais de 111 mil mulheres residentes, destas mais de 75 mil estão em idade fértil (faixa etária entre 10 e 49 anos), ou seja, 68%. E, mais 33 mil são mulheres acima dos 40 anos de acordo com o DataSUS de 2012 – assim 30% da população feminina encontra-se na faixa etária de risco – que aumenta o desenvolvimento do câncer de mama e colo de útero.

Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, os Serviços de Saúde do município realizaram 7109 exames Citopalógicos (Preventivos de Colo de útero) e 4418 Mamografias. As mulheres colombenses também podem com contar com os serviços da Unidade de Saúde da Mulher.

“Para marcar o Movimento Rosa de Colombo vamos contar com ações que serão neste mês. Além de chamara atenção das mulheres em idade de risco, as ações procuram conscientizar sobre a importância da prevenção da doença”, enfatiza Dr. Braga.

Foto: João Senechal/ PMC