Caminhada em mobilização a Campanha Outubro Rosa acontece nesta sexta-feira, 21

Cerca de 30% da população feminina de Colombo encontra-se na faixa etária de risco, que aumenta o desenvolvimento do câncer de mama e colo de útero

Conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. É com este objetivo que a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde realiza uma Caminha em Mobilização a Campanha Outubro Rosa. A ação acontece na próxima sexta-feira, 21, às 9h, do Terminal Guaraituba, em direção a Unidade de Saúde da Mulher, localizada na Rua Joaquim Rocha, nº 268 – bairro Maracanã.

De acordo com o Secretário da Pasta, Darci Martins Braga o evento visa conscientizar e ampliar o acesso à informação sobre o câncer de mama entre as mulheres. Além de lembrar a população da realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença. “É de extrema relevância que o município ofereça os serviços, pois o desconhecimento pode acarretar em problemas graves, como o câncer de mama,” explica Dr. Braga.

Atualmente o município conta com mais de 111 mil mulheres residentes, destas mais de 75 mil estão em idade fértil (faixa etária entre 10 e 49 anos), ou seja, 68%. E, mais 33 mil são mulheres acima dos 40 anos de acordo com o DataSUS de 2012 – assim 30% da população feminina encontra-se na faixa etária de risco – que aumenta o desenvolvimento do câncer de mama e colo de útero.

Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, os Serviços de Saúde do município realizaram 7109 exames Citopalógicos (Preventivos de Colo de útero) e 4418 Mamografias. As mulheres colombenses também podem com contar com os serviços da Unidade de Saúde da Mulher.

“E para marcar o Movimento Rosa de Colombo contamos com algumas atividades que serão realizadas neste mês. Além de intensificar a captação das mulheres em idade de risco, as ações procuram conscientizar sobre a importância da prevenção da doença”, enfatiza Dr. Braga.

Sobre a Campanha Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, acontece desde 2010, e os municípios aderiram o movimento – promovendo palestras, disponibilizando materiais informativos, realizando coletas de preventivo e solicitação de mamografia.

Caminha em Mobilização a Campanha Outubro Rosa

Dia: 21 de outubro ( sexta-feira)

Horário: 9h

Local: Terminal Guaraituba, em direção a Unidade de Saúde da Mulher, localizada na Rua Joaquim Rocha, nº 268 – bairro Maracanã.