Caminhada em Colombo marca o Dia Mundial da Luta contra a Aids

Além da caminhada, foram realizados testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos e orientações sobre DST

O evento tem a finalidade de sensibilizar toda à sociedade sobre as medidas de prevenção.

No último bimestre deste ano,  forma realizados 476 testes rápidos, 173 consultas agendadas e mais de 8000 preservativos foram distribuídos.

No último bimestre deste ano, forma realizados 476 testes rápidos, 173 consultas agendadas e mais de 8000 preservativos foram distribuídos.

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra o HIV, comemorado no dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã dessa quarta-feira (01) uma caminhada de conscientização.

O evento tem a finalidade de sensibilizar toda à sociedade sobre as medidas de prevenção através do tema: “AIDS: Coloque um ponto final na sua dúvida”. Na oportunidade foram promovidos testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos e orientações sobre DST/AIDS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde no último bimestre deste ano as ações preventivas já totalizam 476 testes rápidos, 173 consultas agendadas e mais de 8000 preservativos foram distribuídos.

Aproximadamente 140 pessoas participaram da caminhada, que teve início às 9h, em frente ao do Pronto Atendimento do Maracanã.  O trajeto passou pelas ruas, São Pedro, Roberto Lambach Falavinha e Estrada da Ribeira, retornando pela Av. Marginal José de Anchieta, finalizando em frente ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). Ainda nessa manhã, foram montadas duas barracas educativas para orientações e distribuição de folders, além da realização de aconselhamento e testes rápidos nas dependências do CEM.

De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Darci Martins Braga, o evento busca conscientizar a população e incentivar à realização dos testes rápidos, “Essas atividades são previstas nas políticas públicas de promoção à saúde dos usuários que vivem com HIV e DST e é importante que além de terem consciência e responsabilidade, as pessoas podem se sentir seguras e a vontade para realizar os testes”, disse.

Foto: Marcio Fausto/ PMC