Boas Práticas de Manipulação de Alimentos foi tema de capacitação para merendeiras e diretores

Cerca de 270 profissionais de alimentação e diretores receberam instruções em relação a manipulação de alimentos, além dos demais cuidados básicos na rotina educacional

Semestralmente é realizada a capacitação dos funcionários que servem merendas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) do município.

A formação continuada dos profissionais que atendem na Rede Municipal de Ensino de Colombo, é pensada constantemente pela Prefeitura Municipal. Por esse motivo, semestralmente é realizada a capacitação dos funcionários que servem merendas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) do município. A capacitação com o tema Boas Práticas de Manipulação de Alimentação foi promovida através da Secretaria de Educação em parceria com o Departamento de Alimentação.

Na última terça-feira, 30, no período da manhã, cerca de 270 profissionais de alimentação e diretores, compareceram ao Auditório da Regional Maracanã para receber instruções em relação a manipulação de alimentos, além dos demais cuidados básicos na rotina educacional, atendendo assim a Legislação da Vigilância Sanitária (VISA)

“Este momento de formação se faz necessário para que possamos melhorar o desenvolvimento do trabalho nas unidades com um efetivo controle de qualidade, atendendo os alunos nas diferentes faixas etárias. Garantindo assim os nutrientes necessários para o seu melhor desenvolvimento e aprendizado”, ressaltou a Prefeita de Colombo, Beti Pavin.

Um dos principais objetivos do curso é contribuir com a melhora na qualidade da preparação e distribuição da merenda escolar. Para isso, assuntos sobre higiene, controle de temperatura, coleta de amostras, descongelamento de carnes, separação de lixo, uso de uniformes e servimento foram temas do encontro.

Entre as atividades previstas estavam ainda dinâmicas de grupo, que buscaram trabalhar o tema empatia, um dos pontos fundamentais quando se trabalha em grupo.

Atualmente, existem 10 profissionais de nutrição no quadro técnico, que realizam visitas diariamente nas escolas e CMEIS do município. “Este trabalho visa sempre garantir qualidade nos alimentos servidos para os estudantes”, concluiu a prefeita.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC