Bacia do Rio Palmital é tema de encontro entre técnicos

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Sanepar e Embrapa Florestas se reúnem para discutir ações que evitem o desabastecimento, além de reduzir os índices de poluição do rio

Formar um Grupo Gestor Local para discutir temas relacionados à Bacia do Rio Palmital esse foi o principal objetivo do encontro.

Formar um Grupo Gestor Local para discutir temas relacionados à Bacia do Rio Palmital esse foi o principal objetivo do encontro realizado na última quinta-feira, 7, entre os técnicos da Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sanepar e a Embrapa Florestas, em Colombo.
Durante a reunião os técnicos também apresentaram o Programa de Conservação dos Mananciais, desenvolvido pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). A ação visa evitar o desabastecimento, além de reduzir os índices de poluição do rio.

De acordo com o Secretario da pasta, Evandro Busato uma série de ações está prevista dentro deste programa para diagnosticar e monitorar as principais fontes de poluição, minimizando os riscos de contaminação da água e intensificando a despoluição do manancial. “Com isso esperamos a melhoria dos índices da qualidade hídrica do Rio Palmital. Vale lembrar, que a bacia é o principal manancial abastecedor da cidade, que está enfrentando um sério problema de poluição”, destacou Busato.

Vale lembrar, que o programa destina investimentos exclusivamente para preservação e recuperação de mananciais de abastecimento público. Já a próxima reunião do Conselho de Meio Ambiente está prevista para a próxima quarta-feira, 13, às 10h, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva. Durante o encontro acontecerá uma apresentação do Programa, onde as entidades serão convidadas a participar e se envolverem com o tema, para que sejam alcançados os resultados esperados, em relação à Bacia do Rio Palmital.

O secretário ainda destacou a ligação entre os ecossistemas e a água e a importância do apoio de todos para a manutenção dos mananciais. “A preservação da vegetação e da mata nativa é essencial para a conservação dos mananciais. Os proprietários que conservam estes bens preciosos serão recompensados. Além de beneficiar o município como um todo”, ressaltou Busato.

Foto: João Senechal/PMC