Audiência Pública debate o Plano de Manejo do Parque Municipal Gruta Bacaetava

O objetivo da ação foi apresentar e esclarecer para a população sobre os estudos realizados no parque e na gruta

Na ocasião, a empresa Ecossistema Consultoria Ambiental apresentou e esclareceu a população sobre os estudos realizados no parque e na gruta.

Durante a análise foi possível constatar que existe na Gruta do Bacaetava uma concentração expressiva de animais.

O Plano de Manejo do Parque Municipal Gruta Bacaetava foi debatido em uma audiência pública realizada na última quarta-feira, 09, na sede da Associação dos Produtores de Derivados do Calcário (APDC). O objetivo da ação foi apresentar e esclarecer a população em relação aos estudos realizados pela empresa Ecossistema Consultoria Ambiental sobre o parque e a gruta.

Entre os estudos apresentados no plano foram: levantamento de conservação do patrimônio, da região e da vegetação, além da fauna, avifauna e animais invertebrados. Durante a análise foi possível constatar que existe na Gruta do Bacaetava uma concentração expressiva de animais e além de uma diversidade de espécies e que isso está possivelmente associado a matéria vegetal e ao guano – fezes dos morcegos .

O Secretário do Meio Ambiente, Evandro Bussato, esclareceu que essa análise feita pela consultoria ambiental foi estritamente técnica. “A criação do plano é para assegurar a questão jurídica e turística do parque. Esse processo é extremamente técnico e detalhista”, disse Busato.

Foram apresentados também alguns aspectos importantes sobre os benefícios que o parque traz para o município, tais como: o meio socioeconômico em torno dele; a infraestrutura e a educação – além da economia local com a agricultura, o turismo e a exploração de calcário.

A consultoria também apresentou formas de melhorar o funcionamento do parque, com programas específicos, entre eles: o de Proteção/Manejo, que inclui o Programa de Recuperação Ambiental e a realização de manutenções periódicas. Outro programa abordado foi de Uso Público, que engloba uma trilha interpretativa da floresta, o controle e monitoramento de visitantes além da implementação futura, de uma trilha com acessibilidade.

“Completamos 15 anos da gruta e recebemos anualmente 25 mil visitantes, o primeiro manejo foi feito em 1999 e precisava de readequações. É importante para o município ter um parque de preservação e exploração”, destacou o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa.

Ao final da audiência os presentes puderam fazer perguntas sobre o Manejo por meio de questionários. A ação foi uma realização da Prefeitura de Colombo por meio das Secretárias de Meio Ambiente e de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, em parceria com a Associação dos Produtores de Derivados do Calcário (APDC) em conjunto com a empresa Ecossistema Consultoria Ambiental.

Foto: Marcio Fausto/ PMC