Atletismo colombense conquista 47 medalhas na fase regional do JEP’s

A modalidade de atletismo aconteceu na pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná, com mais de 400 atletas presentes e altíssimo nível técnico

Atletas da Escola Municipal Heitor Villa lobos recebendo duas medalhas da prova do arremesso do peso.

Professores e atletas do município no podium da prova de arremesso do peso.

O atletismo colombense foi destaque na fase regional dos 63º Jogos Escolares do Paraná, que aconteceu entre 13 e 18 de maio, tendo como anfitriã a cidade de Rio Branco do Sul. Com 47 medalhas conquistadas sendo 26 de ouro, 12 de prata e 09 de bronze. O grande destaque foi a Escola Municipal Heitor Villa Lobos, que conquistou 22 medalhas, sendo 18 de ouro no atletismo ACD (atletas com deficiência).

A modalidade de atletismo aconteceu no dia 18, na pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná, com mais de 400 atletas presentes e altíssimo nível técnico, contando com atletas campeões brasileiros e sul – americanos. No masculino o grande destaque foi o atleta Vitor Gabriel Motin, do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln. O atleta que é o atual bi-campeão sul – americano escolar, sagrou-se campeão das provas de 100 metros rasos, seguido pelo atleta Alan Cristian Ramos da Silva, do mesmo colégio. E, Vitor ainda foi campeão da prova do arremesso do peso, sua especialidade, com podium totalmente colombense, com o segundo lugar do atleta Osmar Gielow Junior e Igor Fernado Vandelão na terceira posição, todos atletas do Colégio Presidente Abraham Lincoln.

No feminino o destaque foi a atleta Rosilaine Vitória da Silva que foi campeã da prova do salto em distância e da prova dos 200m rasos, prova esta que também teve podium totalmente colombense, com a segunda colocação da atleta Andressa Marchi Pinheiro, do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares e a atleta Bruna Castro de Lima, do Colégio Heráclito.

Na categoria ACD , para atletas com deficiência o destaque foi o atleta Matheus Hornig da Cruz, da Escola Municipal Heitor Villa Lobos. O atleta que foi terceiro colocado nas Paralimpíadas escolares 2015, maior evento paradespotivo escolar do país, sagrou – se campeão das provas de 100m e 400m rasos F13, para atletas com deficiência visual.

“Vale ressaltar a importância do trabalho realizado pela Prefeitura de Colombo, em relação ao paradesporto no nosso município, através do Departamento de Esportes. No atletismo, por exemplo, temos atletas vice-campeões brasileiro, vice-campeões na paralímpiada escolar e vários atletas campeões nos Jogos Escolares do Paraná”, disse o Secretário de Esporte, Cultura, Lazer Juventude, José Mauri Henemann.

Os atletas são do município, das escolas municipais e estaduais e realizam atividades no CAEDAC (Centro de Atendimento Especializado em Deficiencia Auditiva e Visual) na Escola Municipal Heitor Villa Lobos.

“Já está comprovado que praticar esportes traz vários benefícios à saúde, tanto na parte física quanto mental. Sem contar também o aspecto social. Pois, proporciona a socialização entre as pessoas. E para aqueles com deficiência tudo isso é de extrema importância. Faz com que a pessoa não fique trancada em casa, desenvolvendo o sentimento de utilidade, por praticar uma atividade física e participar das competições.”, ressaltou o professor do Departamento de Esportes, José Vagner Tuchinski Leopodino,

Para o diretor de esportes, Paulo César Cardoso da Silva o atletismo tem se mostrado uma ótima ferramenta sócio esportiva em nosso município. “Tanto no regular, quanto para crianças com deficiência, pois a modalidade tem o poder de agregar os mais diversos biotipos, tendo grande aceitação entre os jovens colombenses”.

Colombo esteve representada na fase regional dos 63º Jogos Escolares do Paraná por 12 colégios na competição, sendo eles os colégios estaduais Presidente Abraham Lincoln, Altair da Silva Leme, Genésio Moreschi, Guaraituba, Heráclito Fontoura Sobral Pinto, João Gueno, Plinio Alves Monteiro Tourinho, Rui Barbosa, Zumbi dos Palmares, Escola Estadual Caminhos da Natureza, Escola Municipal Heitor Villa Lobos e Instituto Federal do Paraná – Campus Colombo.

Foto: Divulgação Departamento de Esportes/PMC