Atletas colombenses se classificam para Pan-Americano de Marcha Atlética

Alunos do Projeto “Atletismo Por Um Futuro Melhor treinam diariamente para conquistar vagas nas principais competições da modalidade

Os atletas colombenses, Murilo Coutinho Ribeiro da Silva e Paulo Henrique Ribeiro juntamente com o Secretário da pasta Paulo Cesar Cardoso, o técnico e coordenador Sidmar Andrigheto Gielow e o Diretor do Departamento de Esporte, José Nivaldo Farias (Mussa).

O sonho da maioria dos jovens atletas que estão escrevendo sua trajetória no esporte, é chegar a disputar grandes competições. Essa vontade não foi diferente para os atletas colombenses, Murilo Coutinho Ribeiro da Silva e Paulo Henrique Ribeiro, que disputam a modalidade de Marcha Atlética.

Alunos do Projeto “Atletismo Por Um Futuro Melhor”, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude e coordenado pelo Professor Sidmar Andrigheto treinam diariamente para conquistar vagas nas principais competições da modalidade.

“O Projeto de incentivo ao atletismo completa onze anos, e atualmente atende mais de 400 crianças e adolescentes. O município revelou diversos atletas para o país. Eles seguem em uma constante, sempre disputando e garantindo pódios. Agora vão representar novamente Colombo e o Brasil internacionalmente, na competição que ocorre no México”, afirmou o Secretário da pasta, Paulo Cesar Cardoso.

No último mês de março, a dupla obteve um ótimo desempenho na Copa Brasil Caixa, disputada em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Murilo conquistou a medalha de ouro e foi campeão, enquanto Paulo ficou com o bronze, ambas na categoria sub 20.

Com as conquistas garantiram vaga na lista de convocados da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), para a disputa da Copa Pan-Americana da modalidade. E na última quarta-feira, 17, viajaram para a cidade de Lázaro Cárdenas, no México, onde competiram por novas medalhas no próximo final de semana (20 e 21 de abril).

O técnico e coordenador Sidmar Andrigheto Gielow, também foi chamado para acompanhar e orientar os atletas fora do país. Ele recebeu a vaga pelo fato do município de Colombo ser a região, com mais atletas dentro da delegação Brasileira (2).

“A equipe teve uma ótima participação na última competição e das doze medalhas que poderiam se conquistadas, sete vieram para Colombo. Desse total, três títulos foram sendo campeões nas categorias masculino sub 20, e no masculino e feminino sub 16. Agradecemos a Prefeitura e Secretaria por acreditarem e investirem nesse projeto, que ajuda tantas crianças, e transforma vidas”, ressaltou.

Para o atleta Murilo, poder representar o município e o país é uma sensação única, e aliada ao apoio que vem recebendo se intensifica. “Comecei a treinar com 12 anos, já participei de várias competições, e sem dúvida o apoio e incentivo que recebemos da Prefeitura é fundamental nessa fase tão importante”, destacou.

“Existem diversos pontos a serem melhorados, e batalhamos sempre pra que isso aconteça. Treinamos seis dias por semana, de quatro a cinco horas por dia. Estou a três anos e é um orgulho conquistar uma medalha de bronze, como foi na Copa Brasil. Vamos agora buscar fazer valer essa vaga, representando o município em mais uma competição de tamanha importância”, enfatizou Paulo Henrique.

Sobre a Marcha Atlética

É uma das modalidades do atletismo, e possui como principais características: a execução de uma progressão de passos, de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical.

As provas de marcha atlética são disputadas na distância de 20km feminino, e 20km e 50km masculinos, e se realizam em um circuito na rua de, no mínimo, 1km e, no máximo, 2,5km. O atleta que prática o esporte é chamado de marchador e para sua prática precisa ter resistência, técnica, concentração e ritmo.

Foto: Marcio Fausto/PMC