Atividades unem crianças, jovens e idosos

Gincana Esportiva do Projeto Pró-Criando e o Projeto Intergeração Esportiva animam os participantes

Nesta semana, aconteceram mais duas atividades, lembrando que durante todo o mês haverá um calendário especial.

Novembro traz uma programação recheada com inúmeras atividades destinadas as crianças, adolescentes e idosos. A Gincana Esportiva do Projeto Pró-Criando e o Projeto Intergeração Esportiva promete animar e envolver os participantes que integram os serviços e projetos socioassistenciais ofertados pela Prefeitura Municipal, entre eles, o Centro de Convivência e o Projeto Pró-Criando.

“Estas atividades proporcionam momentos de reinserção e participação social. Queremos potencializar o fortalecimento de vínculos dos participantes e a convivência entre crianças, jovens e idosos”, disse a Secretária de Assistência Social, Maria da silva Souza.

Nesta semana, aconteceram mais duas atividades, lembrando que durante todo o mês haverá um calendário especial.

Na última terça-feira (06), o Ginásio Municipal Leandro Alberti – no bairro Guaraituba – recebeu as crianças dos Projetos Alto da Cruz, Irmão Caçula e Monte Castelo para a etapa final da Gincana dos Projetos, que é realizada durante o ano todo.

Entre as atividades realizadas estavam: dança livre e jogos de tabuleiro, como por exemplo, xadrez e dama. Além de uma exposição de objetos antigos, desenhos em cartazes e mosaicos com o tema “Minha Colombo”. No total estavam presentes mais de 210 crianças.

O encerramento e premiação, para os vencedores, ocorre no dia 14 de dezembro – no Parque Municipal da Uva – com a entrega de medalhas e troféus. O evento inclui apresentações natalinas, almoço para os pequenos, além de atividades recreativas.

Já os pequenos do Projeto Pró-Criando Irmão Caçula participaram na quinta-feira, 8, de diferentes atividades com os idosos dos Centros de Convivência Vó Elisa (manhã) e Monte Castelo (tarde). A ação faz parte do Projeto Intergeração que teve início no ano passado e foi idealizado com o objetivo de promover a integração entre as diferentes faixas etárias.

“A ação, que junta gerações, tem como objetivo promover a integração entre os públicos, possibilitando a construção de vínculos, além de fortalecer os laços afetivos”, explica Maria.

O tema escolhido foi o “Dia do Pijama” onde os pequenos participaram de desfiles e de um concurso que elegeu o pijama mais bonito – os jurados foram os próprios idosos. A programação contou ainda com uma contação de histórias, conversas e lanches. Na ocasião, estiveram presentes 110 crianças e 40 idosos que puderam trocar experiências de vida, aprendem e criar novos laços de amizade.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Colombo por meio das Secretárias de Assistência Social e Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC