ALUNOS PARTICIPAM DO ENCERRAMENTO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

WebMaster 5 de dezembro de 2017

O objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre as leis de trânsito e seus direitos e deveres como passageiros, pedestres e futuros condutores

A Prefeita Beti Pavin com os alunos e representantes da Escola Municipal Parque Monte Castelo.

A Prefeita Beti Pavin com os alunos e representantes da Escola Municipal Parque Monte Castelo.

A Prefeita durante o encerramento das atividades do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN).

A Prefeita durante o encerramento das atividades do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN).

A Prefeita Beti Pavin participou na última sexta-feira, 01 de dezembro, do encerramento das atividades do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) – no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O evento também contou com a presença da Secretaria de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin.

A Escola Municipal Parque Monte Castelo representou o município – durante as ações do projeto de Educação para o Trânsito, realizadas em Colombo. “É muito importante tratar deste assunto com nossos estudantes. Para que futuramente tenhamos um trânsito mais seguro com pedestres, passageiros e condutores conscientes”, afirmou Beti Pavin.

Na ocasião, as escolas participantes se reuniram para exporem seus trabalhos, além de realizarem apresentações artísticas variadas.

Lembrando que projeto de Educação para o Trânsito, realizado pela Policia Rodoviária Federal em parceria com Escolas e Secretarias Municipais de Educação visa, através das atividades pedagógicas associadas às manifestações artísticas/culturais diversificadas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis como forma de evitar os acidentes de trânsito e suas terríveis consequências.

Sobre o projeto

Na concepção da proposta pedagógica do FETRAN, a PRF contou com a colaboração de experientes Educadores, buscando, para o Projeto, uma ação pedagógica envolvente, eficiente e de fácil implementação, que fornecesse às escolas uma diretriz geral, entretanto respeitando suas especificidades. Dividida em quatros eixos, a ação pedagógica procura inserir a temática trânsito entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, através de atividades pedagógicas do cotidiano e do fomento às mais variadas manifestações artísticas.

Em 2017 o FETRAN estará sendo desenvolvido em 98 municípios de 18 estados, contará com participação de 413 escolas e 241.000 alunos.

O Projeto está dividido em três etapas: Lançamento, Ação Pedagógica e Festival. Geralmente sua duração é de quatro meses, sendo definido um cronograma de execução para cada município.

Projeto implantado neste ano (2017),  atingindo um total de 865 alunos. E, entre as metas e ações, estão: educar o cidadão para o trânsito e para a vida, conscientizando-o de seus direitos e deveres como pedestre, passageiro ou condutor, reconhecendo o trânsito como espaço de convivência e exercício da cidadania.

Além de desenvolver a cultura de segurança no trânsito entre os estudantes, a partir da ampla discussão da temática e do estímulo ao comportamento seguro no trânsito; Aplicar a educação para o trânsito conforme as diretrizes emanadas pelo DENATRAN; Refletir sobre segurança viária e educação para o trânsito com a comunidade escolar; Contribuir para a construção de conhecimentos e práticas escolares em educação para o trânsito; Promover a aproximação da PRF com a comunidade escolar; Reconhecer o trânsito como espaço de convivência e de exercício da cidadania; Estimular a prática de atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito, tolerância, prudência e ética;

Com duração aproximada de quatro meses a Ação Pedagógica do FETRAN estava estruturada em quatro eixos: Sensibilização, Leitura de Imagens, Urbanidade e Estatística e Meios de Transporte.

DSC_2836 DSC_2841 DSC_2847 DSC_2861 DSC_2869 DSC_2881 DSC_2892 DSC_2899 DSC_2930 DSC_2931 DSC_2948 DSC_2980 DSC_3024 DSC_3042 DSC_3045 DSC_3049 DSC_3050 DSC_3055 DSC_3060

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Fotos: Marcio Fasto/PMC