Alunos e professores participam de visitação ao Museu Cristóforo Colombo - Prefeitura de Colombo

Alunos e professores participam de visitação ao Museu Cristóforo Colombo

Foram três dias de atividades, palestras e oficinas para os participantes

Os alunos puderam participar da Oficina de Pintura de Imagens Estilizadas do Passado.

Na última semana, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, em parceria com a Concessionária Arteris, promoveu, para os alunos da Escola Municipal Cristóvão Colombo e do Colégio Estadual Abraham Lincoln, uma visita ao Museu Municipal Cristóforo Colombo. Ao todo cerca de 230 alunos do 4°, 5°, 6° e 7° período e 25 alunos do 2° ano de Formação de Docentes do Magistério estiveram no local.

Os alunos puderam participar da Oficina de Pintura de Imagens Estilizadas do Passado: grafismos e arte rupestre e da Oficina de Patrimônio: Patriotismo Cultural e o Ensino Fundamental: Conceitos e práticas educativas. Além do museu, os alunos também conheceram outros atrativos culturais, como o Memorial do Imigrante Italiano – Casa Eugênio Mottin e o Memorial Ítalo Polonês – Famílias Perin e Puka.

Durante as oficinas, os alunos puderam não somente entender mais sobre a realidade da pintura rupestre como também reproduzir aquilo que aprenderam por meio de atividades com pintura. As tintas usadas para a oficina foram feitas com materiais naturais, como carvão e pó de beterraba, por exemplo.

O secretário da pasta Paulo César Cardoso, valorizou as atividades realizadas com as crianças e ressaltou a importância do estímulo às atividades culturais. “Os museus fazem parte do desenvolvimento educacional e cultural das crianças. Com as visitas, além de gerar curiosidade, estimulamos que tenham um novo olhar sobre a história e seu patrimônio, o que faz com que mudem a percepção sobre sua própria realidade”, ressaltou.

Para o historiador e coordenador do Museu Fábio Machioski, as visitações ao museu possibilitam que os alunos tenham uma maior identificação histórica e cultural com o município, conhecendo mais sobre os acontecimentos e memórias da cidade.

FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc