Alunos do Colégio Medianeira visitam o Circuito Italiano de Turismo Rural

O objetivo foi conhecer a organização de agricultura familiar alinhado ao turismo local do município

Os alunos da 7ª série do Colégio Medianeira de Curitiba visitaram o Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo.

Na última quarta-feira, 18, os alunos da 7ª série do Colégio Medianeira de Curitiba visitaram o Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo. Os alunos conheceram o processo de agricultura familiar e os pontos turísticos rurais do município.

O Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa destacou a importância das visitações para a cidade. “Muitas vezes, são estudantes que possuem pouco contato com o campo. É uma grande experiência para cada um deles que, com certeza, voltaram para casa conhecendo mais sobre o turismo rural do município”, disse o secretário da pasta.

Os estudantes conheceram oito locais que fazem parte do Circuito. Entre os pontos que estavam na programação, estão: a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, o Museu Municipal Cristóforo Colombo, o Forno de Cal, a Vinícola Pedrinho Strapasson, o Restaurante Bosque Italiano, a Casa da Irmã Antonieta, o Rio Capivari e por último a Chácara Engenho Verde.

Um dos atrativos do passeio foi à visitação a Chácara Engenho Verde. No local, os alunos conheceram sobre a estação de tratamento de esgoto, abelhas sem ferrões, árvores identificadas como, por exemplo, a árvore da Erva Mate, plantação de morango, amora, tomate, adubo orgânico e adubo verde além de estar em contato com os animais da fazendinha e receber explicações sobre o processo de agricultura orgânica.

“É muito importante para esses alunos o contato com o campo, com os bichinhos e com a terra. Isso os estimula a procurar saber mais sobre o meio rural”, ressalta a produtora do Engenho Verde, Rosâni de Souza Alba.

As áreas visitadas fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural, criado em fevereiro de 1999, e entre as atrações turísticas são: Parque Municipal da Uva, Gruta do Bacaetava, entre outros. Também possui chácaras, vinícolas, restaurantes, pesque-pague e pousadas.

Foto: João Senechal/PMC