Alunos de Colombo recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes da rede municipal conquistam premiação; os alunos contemplados obtiveram na prova, notas acima de 9,25 a nível nacional

Os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, no Jardim Campo Alto, que participaram da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) receberam no dia 11 de novembro as medalhas e certificados.

Ao todo, foram 25 alunos classificados em Colombo, sendo nove medalhistas de ouro, três de prata e 13 de bronze. Os alunos contemplados obtiveram na prova, notas acima de 9,25 a nível nacional.

A prova foi realizada na própria escola, no dia 13 de maio, em uma única fase e continha questões que envolviam conceitos de astronomia e de astronáutica.

OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

Participaram cerca de 200 alunos com turmas do 4º e do 5º ano e uma turma de 2º ano.

A olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAP) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que é vinculado ao órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

A olimpíada é aberta podendo participar escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais e alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos,

diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Confira a listagem dos alunos destaques:

Tabela

Foto: Marcio Fausto/ PMC