Alunos da rede Estadual participam do projeto Sustentabilidade: da escola ao rio

As atividades visão disseminar o conceito de sustentabilidade e formar agentes multiplicadores

O programa e o cronograma das atividades foram apresentados aos alunos e professores na última segunda-feira, 5

O Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, da Vila São José, foi indicado pela Prefeitura de Colombo para participar do Projeto Sustentabilidade: da escola ao rio, desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O programa foi apresentado aos alunos e professores na última segunda-feira, 5. O objetivo é desenvolver ações de educação socioambiental em rios urbanos com a intenção de integrar o conceito de sustentabilidade e melhorar a qualidade ambiental.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato o colégio foi selecionado porque já desenvolve várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente. “Os alunos e professores criaram mecanismos para desenvolver a sustentabilidade na escola, isso é gratificante. Pois, a nossa intenção é realmente essa – despertar o interesse para as questões ambientais,” afirmou.

Para solucionar o problema de restos de comida, os estudantes desenvolveram o minhocário e o sistema de compostagem. A reciclagem e segregação correta do lixo também estão entre as ações. “Os alunos fabricam o próprio sabão, – com óleo de cozinha usado, que é utilizado para lavar louça e panos de limpeza da escola. Devido à demanda de óleo recebido da população, a escola se tornou ponto de coleta do material”, explicou Busato.
Além dessas atividades, o colégio também foi escolhido pela localização. “Ele fica próximo à bacia do Rio Palmital, um dos mananciais que abastece o município de Colombo”, destaca o secretário da pasta. A Sanepar vem desenvolvendo um levantamento da situação socioambiental do rio, para elaborar estratégias de preservação e recuperação da área. Durante a ação será realizada a coleta e análise de amostras da água.

Está previsto no cronograma desenvolvido pela Sanepar – atividades com os alunos. Eles farão o reconhecimento da Bacia do Palmital, visita à Estação de Tratamento de Água Miringuava, em São José dos Pinhais, visita à Estação de Tratamento de Esgoto Santa Quitéria, em Curitiba e atividade de mobilização incluindo um seminário de Educação Ambiental, em Pinhais. O encerramento contará com outro seminário que será realizado no Colégio Luiz Sebastião Baldo.

Fotos: João Senechal/PMC