Alunos da Escola Municipal Padre Durval Secchi visitam o Viveiro Municipal

A ação faz parte do Projeto Cidadão Mirim que possui 23 escolas municipais inscritas e 60 professores capacitados

As crianças visitaram o Viveiro Municipal para conhecer o ambiente em que as plantas e flores vivem

Alunos do 3º ano e duas turmas da pré-escola da Escola Municipal Padre Durval Secchi visitaram o Viveiro Municipal de Colombo, nos dias 16 e 17 de abril. A ação faz parte do Projeto Cidadão Mirim desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Educação e com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente.

Durante os dois dias foram realizados visitas e palestras para aproximadamente 120 crianças. De acordo com o secretário do Meio Ambiente Evandro Busato este encontro mostra na prática a importância da proteção ao meio ambiente. “É por meio da educação ambiental que vamos mudar a atitude do cidadão. E nada melhor do que começar com as crianças, pois logo serão formadores de opinião e influenciaram nas atitudes em casa, cuidando do meio ambiente”, destaca o secretário.

A inclusão da educação ambiental integrada ao currículo escolar está entre as metas do Projeto Cidadão Ambiental Mirim. Pensando nisso, 23 escolas municipais de Colombo estão inscritas e 60 professores estão aptos a praticarem o projeto.

O projeto Cidadão Ambiental Mirim visa promover a conscientização dos alunos das escolas municipais quanto à importância do meio ambiente

De acordo com a assessora pedagógica para Educação Ambiental da secretaria de Educação e coordenadora do projeto, Dalva Simone Strapasson Dias a proposta é levar a conscientização na gestão dos bens naturais, as escolas oferecendo suporte teórico-metodológico aos docentes.

“Encaminhamos ações e projetos interdisciplinares voltados à formação cidadã dos alunos e contextualizados à realidade local, em prol da qualificação do ambiente de vida e da ampliação da consciência socioambiental cidadã”, ressalta Dalva.

Sobre a visita ao viveiro
Para iniciar os trabalhos do dia, o grupo saiu em visita ao Viveiro para conhecer o ambiente em que as plantas e flores vivem, nascem e crescem até ficarem no tamanho ideal, ou seja, um metro e vinte centímetros, para colorir as praças, canteiros e calçadas dos bairros.

“Esta visita técnica sensibiliza os alunos, pois eles conhecem o berçário das plantinhas. Pedimos para trazerem um vasinho feito com garrafas pet, cortadas ao meio. Assim, eles puderam reutilizar o material reciclável e também aprenderam a cultivar a planta, – colocaram a terra, plantaram a mudinha e regaram”, conta coordenadora de Educação Ambiental, Tatiane Martins Soares.

Já para a bióloga responsável pelo Viveiro Municipal, Fabiele Silva Beltramin esse contato com a natureza desperta o interesse dos pequenos no cuidado com a vegetação tanto rural, quanto urbana. “Eles acompanham na prática o desenvolvimento das plantas, recebem orientações sobre o tema e aprendem a gostar da natureza. E levam para casa informações sobre como manter aquela vegetação próxima a casa deles. Dessa maneira, cuidam e ajudam na preservação”.

As palestras foram ministradas pela bióloga responsável pelo Viveiro, Fabiele Beltramin, a tecnóloga em Meio Ambiente, Fernanda Rosa e pela coordenadora de Educação Ambiental, Tatiane Martins Soares.

O projeto Cidadão Ambiental Mirim tem a finalidade de promover a conscientização dos alunos das escolas municipais quanto à importância do cuidado e do respeito ao meio ambiente, além de informar à população os diferentes programas ambientais existentes na cidade.

Foto 4 Foto 5