Alunos da APAE recebem mudas frutíferas

O Programa Agricultura na Escola já distribuiu, entre os meses de janeiro e setembro, mais de 20 mil mudas de frutíferas e hortaliças

Entrega de mudas frutíferas aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Colombo.

Foram entregues na última quarta-feira, 6, mudas frutíferas aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Colombo. Espécies como maçã, caqui e pêssego vão proporcionar aos alunos e professores o desenvolvimento de atividades ao ar  livre demonstrando as maneiras de cultivar os alimentos, além de desenvolver a percepção, raciocínio e habilidades motoras.

“Estamos ampliando o Programa Agricultura na Escola. Neste ano, das 36 instituições que atendemos, oito receberam mudas de frutíferas. A nossa intenção é expandir para as demais escolas, mesmo para aquelas com espaços externos menores”, disse o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Entre os meses de janeiro e setembro, mais de 20 mil mudas de frutíferas e hortaliças foram distribuídas nas instituições municipais. Os alimentos também são utilizados como complemento e são incluídos na merenda escolar dos alunos.

Para as escolas interessadas em participar do Programa Agricultura na Escola – desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento basta se inscrever na secretaria. “Realizamos uma primeira visita para avaliar a s condições do terreno, tamanho e qualidade do solo, e assim passamos a planejar a horta em conjunto com o responsável dentro da escola”, explica Toniolo.

O Projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento visa implantar as hortas didáticas agroecológicas possibilitando a realização de diversas atividades pedagógicas.

Sobre o projeto

O projeto Agricultura na Escola teve início em 2014 e visa implantar as hortas didáticas agroecológicas possibilitando a realização de diversas atividades pedagógicas – direciona­das para temas como educação ambiental e segurança alimentar, associado ao interesse das escolas em mostrar e ensinar como se faz o cultivo de alimentos.

São 36 instituições municipais participantes, entre elas escolas municipais, CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Centros de Convivências – desenvolvendo diversas formas de cultivo, como por exemplo, hortas desenvolvidas em canteiros, pneus e hortas verticais.

“O projeto foi concebido como o foco no cultivo de hortaliças, sendo o principal cultivo dentro do Município. Neste ano, o projeto está sendo ampliado, ganhou mais duas etapas com a inclusão de pequenas unidades de compostagem e o plantio de espécies frutíferas”, enfatizou o secretário.

Vale lembrar que além da agricultura na escola, a Secretária de Agricultura e Abastecimento está levando aos bairros – a iniciativa de hortas comunitárias. “Queremos aumentar o rol de ações que trazem o incentivo ao desenvolvimento da agricultura urbana melhorando a qualidade dos alimentos consumidos pelos moradores”, disse Toniolo.

Foto: Marcio Fausto/ PMC

_MG_1212 _MG_1302