Alunos colombenses são vice-campeões no Concurso MPT na Escola

O concurso está na fase regional e as modalidades de curta-metragem e poesia terminam na segunda colocação

A Escola Rural Municipal Antonieta Farani, localizada no Capivari, é uma das vencedoras da etapa regional do Concurso MPT na Escola: A escola no combate ao trabalho infantil. A escola ficou em segundo lugar nas categorias de Curta-metragem e Poesia. O concurso é realizado, anualmente, pelo Ministério Público do Trabalho e tem como finalidade fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e prevenção do trabalho infantil.

Com muita dedicação, o curta desenvolvido relata um problema comum em vários municípios brasileiros na atualidade: a situação das crianças que deixam de ir à escola para trabalhar com a separação de resíduos. Além do vídeo, a escola levou o segundo lugar pela poesia “Vamos mudar o mundo”, escrita pela aluna Raiana Paulin Santos.

Para a assessora pedagógica e responsável pelo concurso pela Secretaria de Educação Dalva Simone Dias, o concurso tem grande importância devido a temática que apresenta. “É de extrema relevância difundir a ideia da preservação, a importância da denúncia e do combate ao trabalho infantil. Por meio do concurso podemos levar mais informações a respeito do tema para os alunos”.

O concurso é direcionado às escolas públicas de 4° e 5° ano. As categorias disputadas foram conto, poesia, esquete teatral, curta metragem e desenho. O prêmio em dinheiro deve ser investido na revitalização da escola. A cerimônia de premiação acontece dia 29 de novembro e será realizada no auditório da FIEP, em Curitiba.

Você pode acessar o curta-metragem por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=XowLBenqUek

Confira a poesia da aluna Raiana Paulin Santos. Professora responsável Leticia Liceski

Vamos mudar o mundo

Lugar de criança é na escola

brincando e jogando bola.

A criança não pode trabalhar

ela precisa estudar.

Brincar, estudar e viver,

trabalhar só quando crescer.

A escola, as crianças devem frequentar,

se isso não acontecer

vamos ao Conselho Tutelar

para tudo contar

e a vida das crianças mudar.

Na escola, muitas coisas aprendemos,

vários textos nós lemos.

Reciclar nós devemos

para um lindo futuro termos.

A escola ensina para a vida.

Tudo é muito impressionante.

Ela mostra que a reciclagem é importante.

A reciclagem não é bobagem.

Preste muita atenção

e tenha muita educação.

Jogue o lixo no lixo

faça isso com capricho.

Cuide da escola e do jardim

Para o lixo ter um fim.

Vamos tudo enfeitar

Para muito lindo ficar.

Nisso sim, a criança pode ajudar.