Alimentação saudável é tema de capacitação

A iniciativa teve como principal objetivo apresentar aos agentes comunitários – o conteúdo do novo Guia Alimentar para a População Brasileira; o material traz conceitos e recomendações de uma alimentação saudável para a população

A iniciativa teve como principal objetivo apresentar aos agentes - o conteúdo do novo Guia Alimentar para a População Brasileira.

Os Agentes Comunitários de Saúde participaram nos meses de maio, junho e julho – da capacitação “Agente Saudável” promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A iniciativa teve como principal objetivo apresentar aos agentes – o conteúdo do novo Guia Alimentar para a População Brasileira.  O material traz conceitos e recomendações de uma alimentação saudável, com diretrizes alimentares destinadas a população.

“Além de ser uma ferramenta de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS) e também em outros setores. Esse treinamento habilita os agentes – tornando-os multiplicadores de informações sobre saúde – para toda a população”, ressalta o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Durante a programação também foi criado um concurso culinário de receitas saudáveis – com o intuito de estimular o desenvolvimento de habilidades culinárias e a preparação de receitas saudáveis, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira – elaborado pelo Ministério da Saúde.

As etapas eliminatórias do concurso foram realizadas em todas as Unidades de Saúde do município e a grande final aconteceu na Secretaria de Saúde. Vale lembrar, que a receita ganhadora será divulgada no dia 04 de outubro, durante o evento em homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde.

Sobre a capacitação

Os principais temas abordados durante a capacitação foram: a transição nutricional e a classificação dos alimentos em in natura e minimamente processados, processados e ultraprocessados. “Houve também orientações sobre as escolhas alimentares saudáveis e a maneira mais adequada para levar a população”, disse o secretário.

O consumo excessivo de alimentos industrializados também foi discutido entre os agentes. Altamente calóricos – estes alimentos são ricos em gordura, açúcar e sódio e colaboram principalmente para o desenvolvimento de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial. “O consumo elevado de alimentos industrializados também tem contribuído para que as pessoas cozinhem menos em casa, perdendo as habilidades culinárias e principalmente a cultura alimentar transmitida entre as gerações”, enfatizou a coordenadora de Ações de Alimentação e Nutrição, Fernanda Guskow Cardoso.

Pensando nisso, foi proposto um concurso de habilidades culinárias com o objetivo de resgatar o hábito de cozinhar e estimular o preparo e consumo de refeições mais saudáveis e igualmente saborosas.

“Tivemos um treinamento bem positivo. Todos os participantes elogiaram as temáticas abordadas, a metodologia empregada no desenvolvimento do curso e levantaram a necessidade de mais capacitações como essa e discussões sobre o tema. Por isso, já estamos elaborando outras capacitações sobre nutrição e saúde. Agradecemos também o empenho dos profissionais de todas as Unidades de Saúde na elaboração das receitas para o concurso”, enfatizou o Dr. Braga.

IMG-20170605-WA0022 IMG-20170609-WA0055 IMG-20170623-WA0021 IMG-20170630-WA0040 IMG-20170704-WA0022 IMG-20170707-WA0029 IMG-20170714-WA0017

Foto: Divulgação/ PMC