Prefeitura lança o Projeto Agricultura Urbana

Atualmente o programa auxilia 59 unidades, entre elas escolas municipais, CMEIs, IFPR, Centro de Conivências, APAE e CAPS fornecendo mudas de hortaliças, terra e a assistência técnica necessária

O novo projeto tem como objetivo o planejamento, implantação e condução de uma horta agroecológica. E possibilitar a realização de diversas atividades direcionadas a educação ambiental e segurança alimentar nos bairros.

Devido à grande procura pelo Projeto Agricultura nas Escolas, que visa chamar a atenção dos alunos e professores sobre as questões ambientais, bem como a qualidade nutricional das crianças – a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento ampliou a ação e lançou o Programa Agricultura Urbana.

“Queremos além de deixar nossa cidade mais bonita, fazer com que as pessoas que moram na área urbana façam parte desse projeto. Podendo assim, cuidar do ambiente em que vivem e se alimentar de uma maneira saudável,” ressalta o Secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Os interessados em participar da ação devem abrir um Protocolo (obrigatório para hortas comunitárias) na Prefeitura e/ou e-mail para agricultura@colombo.pr.gov.br; logo após agendar uma visita técnica ao local de implantação da horta, para elaboração de parecer de viabilidade, com a presença do nomeado responsável; Se tudo estiver de acordo, segue com a apresentação das diretrizes, e ao final a Implantação e assistência técnica.

O novo projeto tem como objetivo o planejamento, implantação e condução de uma horta agroecológica. E possibilitar a realização de diversas atividades direcionadas a educação ambiental e segurança alimentar nos bairros. “As atividades desenvolvidas possibilitaram novos conhecimento, o contato das pessoas com os alimentos no seu ambiente de produção e consumo, bem como os fatores e recursos ambientais envolvidos na produção vegetal”, conta Toniolo.

Atualmente o programa auxilia 59 unidades, entre elas escolas municipais, CMEIs Centro Municipal de Educação Infantil, e IFPR (Instituto Federal do Paraná), Centro de Conivências, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial para Transtorno Mental) – fornecendo mudas de hortaliças, terra e a assistência técnica necessária.

“Nossa prioridade, é que os todos possam ter acesso ao cultivo de hortaliças, apreendendo a cuidar, e conhecer melhor sua produção. Conscientizando da importância de conservar produtos naturais”, concluiu Toniolo.

Foto: Divulgação/ PMC