Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação

Objetivo é qualificar os profissionais e fortalecer a segurança alimentar para a população

Encontros acontecerão em 24 bairros e cerca de 200 profissionais passarão pelas aulas

Durante o mês de julho, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, deu início a capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional para os Agentes Comunitários de Saúde. Ao todo, até o final do mês de agosto, serão realizadas capacitações em 24 bairros e cerca de 200 profissionais passarão pelas aulas.

A capacitação será dividida em quatro encontros em cada bairro. O primeiro trabalha com a sensibilização sobre a temática, em que é feita uma avaliação e um diagnóstico sobre a situação do município. O segundo aborda as políticas públicas já existentes e que estejam relacionadas com o tema, como o Programa Coleta Verde, por exemplo. Por meio desse debate, é feita uma análise, medindo a escala de segurança do bairro. No último encontro, os agentes fazem uma prospecção de possíveis melhorias e criação de políticas públicas que podem ser feitas, a fim de melhorar o serviço prestado a população.

De acordo com o secretário de Saúde, o médico Antoninho Barth, o objetivo é promover um melhor atendimento para todos os bairros da cidade, e proporcionar que toda a população tenha acesso a uma boa alimentação. “Com a capacitação, estamos qualificando ainda mais os profissionais para que a Segurança Alimentar e Nutricional e outras necessidades sejam supridas da melhor forma. Com o envolvimento dos profissionais e da população, as práticas alimentares promotoras de saúde serão realizadas”.

A nutricionista Fernanda Cardoso é uma das responsáveis pelas aulas de capacitação. Para ela, o principal objetivo dos encontros é qualificar os profissionais e fortalecer a segurança alimentar em Colombo. “Cada bairro possui suas próprias especificidades, mas ao final de todas as capacitações poderemos ajudar a população e atingir um alto nível em segurança alimentar”. A nutricionista conta que, após alguns atendimentos, já pôde perceber alguns avanços junto aos profissionais’’.

Foto:Marcio Fausto/PMC