Acontece a 13ª edição da Conferência Municipal de Saúde em Colombo

Durante dois dias temas relativos à Política Municipal de Saúde foram discutidos em conferência

Autoridades da Prefeitura de Colombo e do Conselho Municipal da Saúde prestigiaram a abertura do evento

Nos dias 09 e 10 de julho a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Saúde e o Conselho Municipal da Saúde receberam representantes dos usuários, entidades, trabalhadores em saúde e contratados pelo Sistema Único de Saúde – SUS para a realização da 13ª edição da Conferência Municipal de Saúde em Colombo, que aconteceu no auditório da Regional Maracanã.

A Prefeita Beti Pavin esteve presente e ressaltou sobre a importância desta iniciativa. “É um momento em que a população tem um espaço aberto para solicitar melhorias no sistema de saúde. E dessa maneira, podemos planejar metas e diretrizes para os próximos anos. O nosso objetivo é o avanço no setor e assim, concretizar o sonho de termos um sistema único de saúde com um atendimento de qualidade”.

Durante o evento, os participantes discutiram os temas pertinentes à realidade local e os vários aspectos que envolvem o Sistema Público de Saúde no município, além de palestras e avaliações. O secretário de Saúde Fernando César Aguilera, durante a abertura do evento, fez um balanço da situação em que se encontra o setor da saúde e destacou a importância da Conferência.

“Nosso objetivo é efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, e assim garantir um serviço de qualidade para a população, por isso, a participação ampla da sociedade em todas as etapas da Conferência foi importante, nós avaliamos como se encontra a saúde no momento e quais as melhorias necessárias, e também recebemos muitas sugestões que farão parte do plano de atuação da secretaria nos próximos anos,” afirmou.

Foram realizados trabalhos em grupo, onde os participantes apresentaram propostas para melhorar a saúde no município

As propostas surgiram como resultado do trabalho de cinco grupos formados pelos participantes do evento. Após os debates em plenária, as principais sugestões foram apresentadas, que vão desde o atendimento, passando pela gestão e até as perspectivas de futuro.

“Foi um evento de muita harmonia e respeito. Nesses momentos ocorrem embates, mas o que prevaleceu foi o respeito. A população colocou suas propostas e a secretaria também. No final observamos que temos diretrizes comuns, que é de construir um sistema de saúde de qualidade”, contou o secretário da pasta.

A edição da Conferência Municipal de Saúde foi encerrada com a eleição dos representantes para composição do Conselho Municipal de Saúde, que possui, entre as principais atividades: acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de assistências à saúde prestada por pessoas físicas e/ou jurídicas, bem como órgãos e entidades públicas e/ou privadas e filantrópicas, no âmbito do município. Na ocasião foram feitos os esclarecimentos dos procedimentos para quem irá participar deste evento.

Durante o evento foi realizado a votação para eleger os Conselheiros Municipais de Saúde

A gestão dos novos conselheiros será de 2015 a 2019, e a posse acontecerá no próximo dia 30, às 14 horas, na Câmara Municipal de Colombo, em solenidade aberta ao público.

Na ocasião, estavam presentes a prefeita Beti Pavin; o vice-prefeito, Ademir Goulart; o secretário de Saúde, Fernando Aguilera; a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, representantes do Legislativo e o Promotor de Justiça Alessandro Bettega Almeida.

Serviço:
Posse dos novos Conselheiros de Saúde