Ações de combate ao mosquito da Dengue são intensificadas no município

Durante todo o dia, agentes de saúde orientaram os moradores sobre a prevenção da proliferação do mosquito e da transmissão de mais duas doenças

Esta quarta-feira, 09, foi marcada pelo Dia de Ação contra a Dengue. O objetivo é mobilizar a sociedade a também entrar na luta contra o mosquito Aedes aegypti – responsável pela transmissão da febre chikungunya e da zika, uma nova doença relacionada ao surto de microcefalia no país.

Como parte das ações realizadas no município, foram montadas quatro barracas em locais estratégicos, para conscientizar a população sobre a importância e os métodos de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os pontos de orientação instalados no município estavam localizados em frente à Prefeitura na Sede; no Alto Maracanã próximo ao Terminal, nas imediações do Terminal do Guaraituba e no Pronto Atendimento (PA) do Osasco.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Saúde em uma parceria com o Estado junto com os demais municípios do Paraná.

Pontos de informação

Durante todo o dia os agentes de saúde orientaram a população sobre como evitar a proliferação do mosquito, como explica o Coordenador do Controle de Endemias da Secretária de Saúde, Marcos Magaldi. “É importante explicar para a população quais são os sintomas e o que deve ser feito para evitar a doença. Durante a campanha estamos entregando panfletos com informações e instruções. Também estamos orientando os moradores para entrem em contato com os agentes de saúde ou se deslocarem até as Unidades Básicas de Saúde para atendimento caso haja suspeita da doença. Lembrando que as equipes estão preparadas para atender a todos”.

A prefeitura tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti que não se limita apenas à dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e da zika.

A moradora Mariana Veiga Antoni informou que não tem informações sobre as doenças causadas pelo mosquito. “Tenho duas crianças em casa e todo cuidado é pouco. Eu tinha conhecimento apenas da dengue, por isso acho muito importante este tipo de ação, que leva informação e também conscientiza as pessoas sobre o riso de manter o terreno e a casa sujos”.

Vale lembrar, que as 24 Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas sempre, das 8h às 17h, para prestar atendimento e esclarecimentos à população sobre esta e outras campanhas.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC