Ação marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Propor a vivência e as dificuldades que os deficientes físicos passam todos os dias no meio urbano estava entre os principais objetivos

Durante a dinâmica desenvolvida no Terminal do Maracanã, os técnicos estavam com os olhos vendados ou sentados em cadeira de rodas.

Servidores da Prefeitura de Colombo vivenciaram as dificuldades que diariamente são enfrentadas por pessoas com deficiência física.

Na última sexta-feira, 02, engenheiros, arquitetos e técnicos da Prefeitura de Colombo tiveram a experiência de vivenciar as dificuldades que diariamente são enfrentadas por pessoas com deficiência física. A ação faz alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 03 de dezembro.

A intenção é desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência física, conforme explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin.

“A nossa proposta é para que sejam apontados pontos positivos e negativos da estrutura e que assim sejam desenhados novos projetos de acessibilidade. Além disso, a importância de vivenciar as dificuldades que diariamente são enfrentadas por estas pessoas”, disse.

Durante a dinâmica desenvolvida no Terminal do Maracanã, os técnicos estavam com os olhos vendados ou sentados em cadeira de rodas e puderam sentir na prática as dificuldades, como por exemplo, o acesso à entrada do terminal e a utilização dos banheiros.

José Leite, presidente da Associação de Pessoas Deficientes de Colombo acompanhou a ação e destacou a importância da acessibilidade como forma de garantir a independência dos deficientes físicos e visuais. “Falta muita coisa ainda, mas já temos muito que comemorar. É muito importante que os locais públicos estejam preparados para receber pessoas com algum tipo de deficiência, permitindo que sejam os mais autossuficientes possíveis”, destacou Leite.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação com a parceria da Associação de Pessoas Deficientes de Colombo – APEDEC e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 11 12 14

Fotos: João Senechal/PMC