Ação de coleta de lixo eletrônico recolhe mais de 300 quilos de pilhas em Colombo

Durante a ação foram recolhidas mais de 300 quilos de pilhas.

Ação realizada no município visa orientar sobre o descarte correto desses resíduos sólidos.

Aconteceu na última sexta-feira,11, uma ação de coleta de lixo eletrônico no município promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente recolheu mais de 300 quilos de pilhas e teve como objetivo orientar a população sobre o descarte correto desses resíduos sólidos.

A iniciativa é o resultado de uma parceria – firmada no mês de julho – com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) e o Ministério do Meio Ambiente, viabilizando a aplicabilidade da Lei Nacional 12.305 da Politica Nacional de Resíduos Sólidos a qual institui como um dos instrumentos legais o sistema da Logística Reversa de Pilhas e Baterias.

“Essa parceria traz muitos benefícios ao meio ambiente do município, pois este material é um dos maiores poluentes da natureza. Também vale ressaltar que com a reciclagem de pilhas e baterias é possível criar novos produtos, e assim ter utilidade novamente”, disse o secretário da pasta, Evandro Busato.

Existem em Colombo, 18 Pontos e Entrega Voluntária (PEV) para pilhas e baterias. Porém, a secretaria recomenda que os mesmos sejam entregues, primeiramente, aos estabelecimentos onde os produtos foram adquiridos, em assistências técnicas ou mesmo nos postos de recebimento. Caso o procedimento não tenha êxito, as pilhas podem ser entregues nos PEVs.

“As pilhas liberam substâncias perigosas, que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, plantas, animais e seres humanos. Sendo assim, existe uma importância plausível para o descarte adequado, pois, além de proteger o meio ambiente, é uma iniciativa que protege a nossa saúde”, ressalta Busato.

A Secretaria de Meio Ambiente realizará mais ações durante o ano e sempre que houver a demanda. Vale lembrar que o mínimo exigido para o recolhimento é de 35 quilos e que o recolhimento e destinação são serviços gratuitos.

Pontos de Entrega Voluntária:

Esc. Municipal Antonio A Johnsson Jardim Monza R. Alexandre Andreatta, 116
Esc. Municipal Bortolo Cavassin  Uvaranal Rua José BonatoStrapasson
Esc. Municipal Elvira N Alberti Jardim Aaeapongas Travessa Nilton Tozin
Esc. Municipal Imbuial da Roseira Imbuial da Roseira  Estrada da Ribeia
Esc. Municipal Jardim das Graças Jardim das Graças R. das Gabirobeiras, 416
Esc. Municipal João José Gasparin Poço Negro R. Avelino Motin, 800
Esc. Municipal Barão de Mauá Centro Ind. De Mauá R. anair Bonato de Tosin, 580
Esc. Municipal Parque monte Castelo Monte Castelo R. das Orquideas, 719
Esc. Municipal Severo R. de Camargo São Dimas R. Luiz Agostinho Trevis, 229
CMEI Raio de Sol Jardim Belo Rincão R. Luisa Garise Tozin, 332
CMEI Tia Sula Santa Rita R. Renato S. de Almeida, 267
Unidade de Saúde Mauá Centro Ind. De Mauá R. Fortunato Taverna, 100
Unidade de Saúde Monte Castelo Monte Castelo R. das Orquideas, 724
Unidade de Saúde Quitandinha Jardim Petrópolis R. José Maria S. Paranhos, 78
Unidade de Saúde Santa Tereza PL. Santa Tereza R. Colibri, 31
Unidade de Saúde Sede Centro R José Leal Fontoura, 407
Secretaria Meio Amb Colombo – PEV Centro R. Mal. Floriano Peixoto 2771
Hipermercado Condor Maracanã Estrada da Ribeira-KM 14

Os cuidados ao embalar e transportar as pilhas usadas

As pilhas e baterias são classificadas como resíduos que apresentam riscos ao meio ambiente por possuir níveis mínimos de chumbo, cádmio e mercúrio, porém, é possível realizar a reciclagem de quase todo o material contido nas pilhas e baterias.

Por esse motivo, as pilhas e baterias devem ser transportadas em locais como caixas de papelão, que evitem vazamento e exposição à umidade. Além disso, podem ser colocadas em sacos plásticos antes de serem postas nas caixas. Outra opção para transporte são as garrafas PET ou potes plásticos, garantindo que cheguem ao seu destino de maneira correta e segura para o Meio Ambiente.

Foto: Divulgação/ PMC