Abril Verde: Saúde orienta sobre a segurança no trabalho e a saúde do trabalhador

Ao longo do mês diversas ações estão sendo desenvolvidas pelos profissionais da saúde para chamar à atenção em relação a aplicação da cultura de segurança e saúde do trabalhador

Os agricultores e trabalhadores da região rural do município receberam as equipes de saúde.

Abril é marcado, em todo país, por ações que sensibilizam a sociedade sobre a importância do investimento em prevenção de acidentes e de adoecimento do trabalhador, assim como o dever de notificar os casos.

Neste ano, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde promoveu no último dia 6, no bairro Maracanã, orientações a população sobre a Saúde e Segurança no Trabalho e o uso de EPI’s, priorizando os trabalhadores da construção civil.

“Em alusão ao Abril Verde, profissionais da saúde do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador em parceria com a Atenção Básica, durante todo o mês, realizam atividade para lembrar o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalhador e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória ás Vítimas de Acidentes do Trabalho, comemorado em 28 de abril”, ressaltou o secretário da pasta, o médico Antoninho Barth.

A data é destaque no movimento “Abril Verde” pois chama à atenção para aplicação da cultura de segurança e saúde do trabalhador. “Queremos incentivar e convidar a população de Colombo para participar dessa cultura e transformá-la em permanente – prevenindo os acidentes e doenças no trabalho”, disse Dr. Antoninho.

Entre os dias 13 e 17 – os agricultores e trabalhadores da região rural do município receberam as equipes de saúde. Durante as visitas foram realizadas vacinas contra a febre amarela e orientações aos agricultores sobre os cuidados quanto ao uso de agrotóxicos, suas consequências e o uso correto de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) na aplicação de agrotóxicos.

A ação contou com a participação das três Unidades de Saúde da região rural – que disponibilizaram um Agente de Saúde e um Técnico em Enfermagem. Ao total, forma realizadas 94 visitas domiciliares, 66 doses de vacinas contra a Febre Amarela e 48 orientações na aplicação, uso controlado de agrotóxicos e sobre o uso correto de vestimenta, retirada e lavagem dos EPI’s.

Já entre os dias 22 e 26 acontece uma ação de Prevenção e Proteção nos Canteiros de Obras na Construção Civil, onde serão oferecido material informativo sobre o uso correto de EPI’S; Cursos: de Altura ( NR35), em Eletricidade ( NR 10), Proteção de Máquinas (NR12 ), Sinalização de Segurança ( NR 26 )Trabalho em Espaço Confinado ( NR 33 ) e Trabalho em Altura (NR 35) reforçando a prevenção nesse setor é o principal causador de acidentes de trabalho.

Sobre o Dia 28 de abril

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Por meio da Lei nº 11.121/2005, foi estabelecido no Brasil, para a mesma data, o Dia Nacional em Memoria às vítimas de Acidentes de Trabalho.

A CANPAT é a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, essa ação é desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

**RELATÓRIO DAS AÇÕES ABRIL VERDE

Dia 28 de abril é o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalhador e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória ás Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho ( OIT ) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Por meio da Lei nº 11.121/2005, foi estabelecido no Brasil, para a mesma data, o Dia Nacional em Memoria ás vítimas de Acidentes de Trabalho.

A CANPATé a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, essa ação é desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Em alusão ao Abril Verde deste ano o setor de Vigilância em saúde do Trabalhador DA Secretaria da Saúde, realizouuma ação no Dia Mundial da Saúde , que aconteceu em 06/04/2019, no bairro Maracanã. Nessa ação em conjunto com a Atenção Básica, foi realizado a orientação sobre Saúde e Segurança no trabalho e o uso de EPI’s, enfatizando os trabalhadores na construção civil.

Na semana entre 13/04/2019 a 17/04/2019 aconteceu uma ação na região rural, ondefoi realizado vacinação da febre amarela e orientações aos agricultores sobre os cuidados quanto ao uso de agrotóxicos, suas consequências e o uso correto de EPI’s na aplicação de agrotóxicos. A ação foi dividida em três pontos, as quais as três Unidades de Saúde da região rural foram contempladas, nessa ação fomos acompanhadas sempre por um Agente de Saúde e uma Técnica em enfermagem.  Realizamos 94 visitas domiciliares, com 66 doses de vacinas da Febre Amarela e 48 orientações na aplicação, uso controlado de agrotóxicos esobre o uso correto  de vestimenta, retirada e lavagem dos EPI’s.

Do dia 22 a 26 de abril estaremos realizando uma Ação de Prevenção e Proteção nos Canteiros de Obras na Construção Civil, onde serão oferecido material informativo sobre ouso correto de EPI’S , Cursos de Altura ( NR35), Curso em Eletricidade ( NR 10), Proteção de Máquinas ( NR12 ), Sinalização de Segurança ( NR 26 )Trabalho em Espaço Confinado ( NR 33 ) e Trabalho em Altura (NR 35) reforçando a prevenção nesse setor é o principal causador de acidentes de trabalho.

Foto: Divulgação/ PMC