A vacina contra a gripe influenza estará disponível a partir do dia 25, nas Unidades Básicas de Saúde

E no sábado, (30) acontecerá o Dia D, entre as 8h e 17h; a meta será imunizar 95% do grupo prioritário

Foto 2Começa nesta segunda feira, (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza 2016. Sendo que o Dia D promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, está marcado para dia 30 de abril.

“O objetivo desta campanha será minimizar os danos decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza. Evitando assim, internações e mortalidade, principalmente nas pessoas mais vulneráveis”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.

A meta para este ano será imunizar cerca de 95% dos colombenses de cada grupo prioritário. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério da Saúde disponibilizará aproximadamente 3 milhões de doses da vacina trivalente para o Paraná.

As doses a serem disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município serão destinadas aos idosos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes, puerperas, doentes crônicos e profissionais de saúde.

No dia 30 de abril acontecerá o Dia D, entre às 8h e 17h, nas Unidades Básicas de Saúde do município. “Durante o dia, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário poderão ser vacinadas contra a gripe. Vamos disponibilizar equipes preparadas para atender estes pacientes e contamos com a participação da população para atingir a meta. Os profissionais também estarão à disposição para oferecer orientações específicas sobre a vacina”, explica o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.

Em relação à proteção, assim como nos anos anteriores, a vacina trivalente protegerá contra três tipos de vírus da gripe mais circulantes, sendo eles: a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, a vacina pode ser aplicada em única dose, já em crianças são duas doses sendo a segunda 30 dias após a primeira.

Entre outras formas de prevenção estão: a adoção de boas práticas de higiene, como por exemplo, lavar as mãos com frequência com água e sabão, evitar tocar os olhos boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz, com lenço descartável ao tossir e espirrar. “Também é importante manter os ambientes sempre arejados e ventilados”, enfatiza o secretário.

Foto: Divulgação/PMC