A Prefeitura de Colombo presta atendimento aos atingidos pelo temporal

A forte chuva que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (27) causou danos em vários bairros do município

Vários atendimentos foram realizados durante todo o dia.

Na Rua Manoel de Souza, no bairro Jardim Curitiba, dez casas foram atingidas pela queda de quatro Pinheiros

Os vendavais que atingiram Colombo durante a madrugada desta quinta-feira 27, afetaram vários bairros da região. De acordo com levantamento da Defesa Civil, muitas ruas ficaram obstruídas com galhos de árvores e algumas casas e comércios foram destelhados. Equipamentos públicos também foram afetados.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), a forte chuva foi causada por uma frente fria que ingressou no Paraná e causou temporais durante seu deslocamento. Ainda segundo o Simepar não há mais risco de temporal, mas vai fazer frio.

“Estamos trabalhando para atender o mais rápido o pedido da população onde se acumulou telhas, pedaços de madeiras e árvores que caíram. Queremos ver a nossa cidade limpa e arrumada novamente. Mas também oferecer uma atenção especial para as famílias que foram mais atingidas”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.

A Prefeitura de Colombo, por meio das Secretárias de Meio Ambiente, Obras e Viação e Assistência Social, realizaram durante todo dia atendimentos a população. A Defesa Civil registrou sete chamadas de emergência e o Corpo de Bombeiros 18 ocorrências, os danos registrados foram materiais e nenhuma pessoa ficou ferida.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato mais de 40 pontos da cidade foram atendidos. “Trabalhamos na desobstrução das ruas e casas que foram atingidas por troncos e galhos de árvores, realizamos atendimentos de pequeno, médio e grande porte,” afirmou Busato. A limpeza das vias prosseguirá durante os próximos dias.

Os moradores da Rua Manoel de Souza, no bairro Jardim Curitiba, foram os mais afetados, 10 casas foram atingidas pela queda de quatro Pinheiros. A moradora, Raquel Santos da Silva lamentou a situação. “Por volta das três horas acordei com o barulho dos galhos quebrando, foi um susto muito grande, a rua e minha casa ficou cheia de galhos, o pessoal esta desde cedo trabalhando aqui na vizinhança,” declarou Raquel Santos.

As Escolas Municipais Jovino do Rosário, Frederico Paulo Weigert, Antonio Costa, Jardim Ana Maria, Arlindo Andreatta e Rural Bortolo Cavassin, sofreram danos, como destelhamento. O CMEI Arco Iris, a Unidade Básica de Saúde Mauá, o Restaurante Popular e o Museu Cristóforo Colombo, também foram atingidos. “Nós realizamos durante o dia o serviço de troca das telhas danificadas para não prejudicar o atendimento a população,” afirmou o secretário de Obras e Viação, Rubens Cardoso.

A Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza está realizando atendimento aos moradores nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Colombo. “Nossa orientação é que todas as famílias atingidas que necessitam de apoio procurem um CRAS mais próximo de suas casas, para que a situação seja avaliada e de acordo com a necessidade do morador o serviço será realizado, também estamos distribuindo lonas, por meio da Defesa Civil,” afirmou a secretária da pasta.

Corpo de Bombeiros
Telefone: 193