Educadores do berçário participaram da capacitação em Colombo

WebMaster 22 de maio de 2013

Secretaria da Educação ministra curso de “Práticas Pedagógicas para o Berçário”

Educadores dos Cmeis do município participam de curso de qualificação

Com o objetivo de incentivar o educador a refletir sobre ações pedagógicas junto a crianças de 0 a 2 anos, a Prefeitura de Colombo, através da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte, promoveu nos dias 20 e 21, o curso de “Práticas Pedagógicas para o Berçário”.

Participaram do curso cerca de 100 educadores representando os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s. De acordo com a assessora pedagógica, Elidete Zanardini, do Sistema Educacional Família Escola – SEFE, as discussões abordaram o movimento e a música como formas de linguagem, além da oralidade e afetividade.

As oficinas auxiliaram os participantes na confecção de brinquedos com materiais recicláveis, para serem utilizados em sala de aula na interação com os bebês. Foram confeccionados bonecas de latas, caixas com formas geométricas e chocalhos. “É importante esse assessoramento, discussões teóricas e vivências práticas ajudam na criatividade para elaboração de novas dinâmicas,” relatou.

A coordenadora da equipe pedagógica infantil da Secretaria da Educação, Márcia Zanona, explica que, para a criança, na primeira fase de vida, o movimento é algo mais do que mecânico e sim uma forma de expressão e comunicação através dos gestos faciais e da gesticulação do corpo. “Os bebês, por exemplo, necessitam que os adultos compreendam seus gestos para atender suas necessidades por isto a importância desta prática,” continua.

Oficinas auxiliaram os participantes na confecção de brinquedos com materiais recicláveis

De acordo com a secretária da Educação, Aziolê Cavallari Pavin, o curso acontece duas vezes ao ano, um no primeiro semestre e outro no segundo. A próxima edição, de 2013, está previsto para o mês de setembro. A principal razão é oferecer formação continuada para melhorar a prática de ensino no município.

Para a educadora Jucimara do Rosil, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil “Tia Didi”, no bairro São Dimas, o curso trouxe inovações, incentivou a criatividade e esclareceu dúvidas sobre vários aspectos na forma de interagir com os bebês. “Gostei muito de participar, porque aqui aprendemos algo novo e esclarecemos nossas dúvidas”, falou.

A educadora Marlene Aparecida Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil “Vivendo e Aprendendo”, no jardim Eucalipto, enfatizou que o assessoramento ajuda na prática educativa com a finalidade de mostrar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para induzir o educador a expressar-se em brincadeiras e outras interações com a criança. “Com certeza ajudou aprimorar nossos conhecimentos”, relatou.

Fotos: Bruno do Carmo/PMC