Guarda Municipal terá novos projetos a partir de 2013

WebMaster 27 de fevereiro de 2013

Vizinho Solidário, Gabinete de Gestão Integrada, a Guarda e a Educação e o Mapeamento do Trânsito querem integrar os colombenses com os agentes

Em breve os agentes ganharão mais dois veículos para ampliar as ações da Guarda junto a comunidade

A Guarda Municipal de Colombo, presente nas ruas do município para promover a segurança da população e o zelo pelos equipamentos públicos, vai desenvolver neste ano de 2013, projetos com o objetivo de integrar os moradores com os agentes. São eles: Vizinho Solidário, Gabinete de Gestão Integrada, a Guarda e a Educação e o Mapeamento do Trânsito.

Atualmente, a Guarda está equipada com sete motos e dois veículos para a realização do trabalho. Em breve, os agentes ganharão mais dois veículos, o que segundo o superintendente da Guarda, Coronel Luis Eduardo Kossatz Hunzicker, irá otimizar e dar mais condições ao trabalho dos agentes para o desempenho mais efetivo das suas funções. “Com isto iremos ampliar as nossas ações junto a comunidade”, destacou.

Em fase de estudos, com a intenção de ser implantado logo, o projeto Vizinho Solidário visa organizar a vizinhança para que moradores de uma mesma rua auxiliem na vigilância, fazendo com que a união de todos os tornem mais fortes e menos vulneráveis a assaltos e demais ocorrências.

Projeto a Guarda e a Educação irá trabalhar junto as crianças da rede municipal de ensino

Sendo implantado também, o Gabinete de Gestão Integrada pretende realizar a gestão participativa das políticas públicas de segurança. O objetivo é integrar as atividades dos órgãos de segurança e fiscalização municipal, e das secretarias de Educação, Ação Social e Urbanismo.

“Tudo isto fará com que a questão da segurança pública seja tratada de maneira multidisciplinar, envolvendo todas as esferas do poder público, integrando também o conselho comunitário e as associações de moradores”, informou o superintendente Hunzicker.

Já o projeto a Guarda e a Educação irá realizar um trabalho em parceria com a secretaria da Educação, enviando mensagens de orientação e conscientização para as crianças da rede municipal de ensino, envolvendo os pais neste processo de segurança multidisciplinar.

E para completar as novas iniciativas previstas para 2013, o projeto de Mapeamento do Trânsito, iráidentificar os cruzamentos mais críticos, melhorando a segurança nestes locais e reduzindo acidentes e outras ocorrências. “O trabalho será realizado em prol da melhoria da segurança, com inserção de sinalização e obstáculos, beneficiando a comunidade colombense e reduzindo a demanda do Siate e da Polícia Militar do Paraná”, explicou o coronel.

Registre, denuncie

Para garantir a segurança de todos, a Guarda Municipal conta com o cidadão colombense. A principal orientação é para que as pessoas registrem e denunciem qualquer ocorrência, para que os índices de violência sejam identificados, auxiliando no planejamento de ações preventivas. Os telefones de contato são 41-3675.2943 e 153.