1º Encontro do Projeto Próximo Passo da Rede de Proteção da Criança e Adolescente é realizado em Colombo

Ação visa mapear os índices de violência no município e promover a capacitação dos trabalhadores do projeto para solucionar os problemas que envolvem este grupo

A Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza enfatiza a importância da participação dos jovens nas reuniões

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o 1º Encontro do Projeto Próximo Passo da Rede de Proteção da Criança e Adolescente, no Auditório Regional Maracanã. O Projeto tem como foco mapear os índices de violência contra crianças e adolescentes no município.

Para a prefeita Beti Pavin, o intuito desta e de outras ações desenvolvidas são para garantir e valorizar os direitos da família. “Com este encontro, revela-se a importância da dignidade à família, a criança e o adolescente, gerando melhorias na qualidade de vida do cidadão”, ressalta.

Entre os temas debatidos durante o encontro, destacam-se: a elaboração de um plano operativo a partir do diagnóstico realizado pela Rede – onde possa ser fortalecido o sistema de garantias de direitos; discutir, sugerir e estabelecer o programa para a capacitação dos trabalhadores da Rede; a criação de uma agenda para reuniões, fóruns, seminários e conferências; estabelecer o fluxo metodológico para acompanhamento de famílias em situação de risco; consolidar uma parceria com o governo Municipal, Estadual e Federal e a criação de um plano preventivo para ações educativas, entre outros.

Os jovens

Para isso, a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza enfatiza a importância da participação dos jovens nas reuniões e, principalmente, o posicionamento sobre o tema. “Neste evento eles demonstraram que são os protagonistas das políticas públicas de desenvolvimento no município participando ativamente de todo o debate e propondo soluções”.

A intenção do projeto é fortalecer e integrar a Rede de Proteção a Criança e Adolescente para que funcione de forma ativa. “Vamos promover frequentemente cursos de capacitação, pois o nosso objetivo é solucionar os problemas que envolvem as crianças e adolescentes da região de Colombo”, enfatiza a secretária.

As sugestões e propostas debatidas durante os encontros serão avaliadas pela Rede, encaminhados ao Conselho Estadual dos Direitos à Criança e ao Adolescente. Após isso, será enviada ao Ministério Público.

O primeiro encontro contou com a presença das doutoras da segunda Vara da Infância e Juventude, Ana Lúcia Longhi Peixoto e Shaline Zeida; e representando o Escritório Regional de Curitiba, Larissa Marsolik Tissot.

Também estavam presentes os órgãos que compõe a Rede local de Proteção à Criança e Adolescente: Cras, Creas, Pró-Criando, Pastoral da Criança, Cmeis, Escolas, ONGs, Igrejas, CMDA, CMAS, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e por fim, representantes do Governo Estadual.

foto 3a

Fotos: Marcio Fausto/ PMC