1º Encontro de Empreendedores de Turismo acontece em Colombo

Na ocasião, foram apresentados o levantamento e a identificação dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos do município

Na ocasião, marcaram presença a prefeita Beti Pavin, autoridades políticas do município e os empreendedores turísticos

Inventário da oferta turística e o diagnóstico da atividade turística de Colombo foram alguns dos temas discutidos nesta quinta-feira, 25, durante o 1º Encontro de Empreendedores de Turismo de Colombo, realizado nas dependências do Sítio do Caqui. O encontro foi promovido pela prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho.

O evento tem como objetivo principal apresentar os resultados do trabalho desenvolvido entre 2014 e 2015 em relação ao projeto do Inventário da Oferta Turística (INVTUR), seguindo as orientações do Ministério de Turismo e o Regulamento para Empreendimentos Turísticos, aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e vigente desde 03 de junho.

“O Regulamento é resultado do INVTUR e surgiu da necessidade de organizar as informações de outros estabelecimentos turísticos identificados, além dos que já compõem o Circuito Italiano de Turismo Rural. O objetivo do regulamento é justamente estabelecer critérios para divulgação dos estabelecimentos turísticos nos canais de comunicação da Prefeitura”, destaca o secretário da pasta.

Ainda durante o encontro, foram fornecidas orientações sobre como regulamentar os empreendimentos turísticos, formalizar empresas (microempreendedor Individual – MEI), esclarecer dúvidas sobre linhas de crédito, e debater sobre os desafios para o turismo de Colombo. “Existe uma diversidade de segmentos turísticos em nosso município. Temos que regulamentá-los e colocá-los em evidência, divulgando o trabalho desses microempreendedores”, destaca a prefeita, Beti Pavin.

O Departamento de Turismo fez um levantamento e a identificação dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos. Porém, segundo o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa para serem inseridos e divulgados no guia de turismo do município, será necessário à entrega de documentação e aprovação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). “Para compor o quadro dos empreendimentos divulgados, vamos dividir em segmentos, e mapeá-los por áreas – rural e urbana. E, também, será necessário comprovar a potencialidade, as atividades turísticas desenvolvidas, os atrativos e ofertas locais”, destaca Milgioransa.

A professora do curso de turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luciane Neri apresentou os resultados do projeto Inventário Turístico, – uma iniciativa da prefeitura em parceria com estudantes do curso de turismo da UFPR, por meio do Ministério do Turismo, iniciado em 2014. “Nossa intenção é planejar o turismo, mapear as regiões para serem desenvolvidas as ações de acordo com as características e tendências de cada localidade do município. A abrir uma reflexão de como será o turismo na região daqui a 20 anos, por exemplo”, destaca a professora.

Aproveitou-se a oportunidade também para convidar os empreendedores a compor o grupo de trabalho que será realizado no próximo dia 08 de julho, às 18h30, no Pavilhão de Eventos, do Parque da Uva. “Para construirmos de forma participativa o diagnóstico da oferta turística, elencando nossos pontos fortes e fragilidades”, ressalta o secretário.

Na ocasião, marcaram presença a prefeita Beti Pavin, o vice-prefeito Ademir Goulart, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, o vereador José Aparecido Gotardo (Ratinho), o vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Gilgera, a professora do curso de turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luciane Neri e os empreendedores turísticos de várias regiões do município, que participaram de palestras sobre o assunto.

Entre os 114 pontos de interesse turístico cadastrados estão:

– 82 estabelecimentos comerciais privados, dez públicos, sendo três atrativos culturais e três atrativos naturais e 15 religiosos.

Foto: João Senechal/ PMC